A endermologia ou vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que podemos utilizar nos tratamentos faciais e corporais clássicos assim como no pré e pós-operatório, A utilização da vacuoterapia na estética pode e deve ser associada a outros procedimentos otimizando o resultado final do tratamento. Como exemplo, a utilização da vacuoterapia, após o uso do ultrassom nos tratamentos de fibro-edema-ginóide (celulite).
O profissional aplica sobre a parte do corpo a ser tratada deslizando na pele do paciente em direção à circulação linfática, produzindo uma massagem forte com a produção do vácuo (sucção).
Princípios do mecanismo a vácuo
O vácuo é um mecanismo de eletro sucção composto por um compressor que provoca uma pressão negativa, variando de 0 a 600 mmHg. Esta força de sucção (vácuo) pode ser controlada pelo profissional através da válvula de regulagem da sucção, adequando o vácuo ao objetivo final do tratamento e às condições do tecido tratado.
Aplicações